quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sax

Saxofone alto

Saxofone, também conhecido simplesmente como sax, é um instrumento de sopro inventado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX.

Índice


História

Saxofone tenor em exposição

Ao contrário da maioria dos instrumentos populares hoje em dia, que para chegar ao seus formatos atuais foram evoluídos de instrumentos mais antigos, o saxofone foi um instrumento inventado. O pai do saxofone foi o belga Antonie Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax. Filho de um fabricante de instrumentos musicais, Adolphe Sax aos 25 anos foi morar em Paris, e começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos. Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a idéia de criar o saxofone. Não se sabe a data exata da criação do instrumento. A patente foi obtida por Sax em 28 de junho de 1846. Mesmo tendo sido lançado há muitos anos, os modelos e formatos continuam semelhantes aos criados por Adolphe Sax , sendo utilizado e admirado o formato original.

Embora seja feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, pois seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.

Por ter um som único, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metal, o saxofone logo foi adotado por muitos músicos. O sax tem a capacidade de ter o poder de execução de instrumentos como o clarinete, ao mesmo tempo que tem uma potência sonora quase tão grande quanto à das cornetas. Além disso seu timbre é um dos que mais se assemelham ao da voz humana.

Aqui estão as digitações dele:

Digitação básica: [1]

Digitação avançada: [2]

Essas digitações servem para qualquer tipo de Saxofone.A digitação avançada está escrito para Sax tenor e alto mas, serve para qualquer tipo.

Os bocais desse instrumento são de vários tipos, por exemplo: bocal de som mais brilhante; bocal de som mais suave e bocal de som mais áspero, do tom do próprio sax. Também existem vários tipos de palhetas.

[editar] Construção

O saxofone é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com uma mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta. É composto basicamente por um tubo cônico com 26 orifícios que têm as aberturas controladas por 23 chaves vedadas com sapatilhas, geralmente de couro (nas versões mais modernas), e uma boquilha onde se acopla uma palheta, geralmente de bambu (instrumento de palheta simples).

A família dos saxofones é bem extensa, mas o desenho típico é de forma similar a um cachimbo.

O saxofone soprano, segundo mais agudo da série, pode ser reto ou curvo.

O saxofone soprano reto, com formato que lembra um clarinete, pode ter ou não uma leve curvatura no tudel ("pescoço") onde se fixa a boquilha.

O saxofone sopranino, o mais agudo dos saxofones, é erroneamente confundido com o sax soprano curvo, que possui o formato típico de cachimbo.

O saxofone soprano curvo é fácil de ser encontrado no comércio e a afinação é em Si Bemol. Já o saxofone sopranino, mais raro, possui afinação em Mi Bemol.

[editar] A boquilha

Duas boquilhas para sax tenor; a da esquerda mais utilizada para música clássica, a da direita mais apropriada para o pop ou jazz.

A boquilha é a peça que se encaixa na ponta do saxofone e na qual é fixada a palheta. Seu funcionamento é semelhante ao de um apito, que gera as vibrações que irão percorrer o corpo do instrumento e as quais se tornarão o som típico do saxofone. As boquilhas podem ser fabricadas dos mais diversos materiais: massa plástica, metais, acrílico, madeira, vidro e até mesmo osso, contudo as de massa plásticas e de metais são as mais utilizadas.

O formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. Alterações nos formatos implicam alterações significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha da boquilha é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista. Não existe um padrão entre as fábricas. Grosso modo, duas medidas internas são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente será o som produzido, já o contrário resulta num som abafado e pequeno.

A palheta

Palhetas para sax alto e sax tenor respectivamente

A palheta está para o saxofone assim como a corda está para o violão. Ela é a responsável pela emissão do som pelo instrumento. Ao soprarmos a boquilha é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som.

As palhetas são fabricadas com madeira, geralmente cana ou bambu, existindo porém palhetas sintéticas criadas pela engenharia moderna. Existem numerações para determinar o nível de dureza de uma palheta, mas esta numeração não é padronizada, varia de fabricante para fabricante. Quanto mais dura é a palheta, maior é o esforço para a emissão da nota, contudo menor é o esforço para manter o controle da afinação.

A família do saxofone

Saxofone barítono

Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). Assim, para podermos ouvir uma nota equivalente ao de um piano é necessário escrever notas diferentes dependendo em qual tonalidade o saxofone é armado. A família dos saxofones mais utilizada atualmente é composta por:

Há porém outros modelos mais raros ou que foram caindo em desuso, por exemplo

  • Sopranino, em Fá ou Mi♭
  • Baixo, em Si♭
  • Contrabaixo, em Mi♭
  • Soprano, em Dó (não transpositor)
  • Mezzo-soprano, em Fá
  • C "Melody", em Dó (transpositor à oitava)
  • Barítono, em Mi♭
  • Sub-contrabaixo, em Si♭
  • Contrabaixo(Tubax), em Mi♭
  • Sub-contrabaixo (Tubax), em Si♭

Do menor para o maior temos: Sopranino, Soprano, Alto (ou Contralto), “C” Melody (Tenor em dó), Tenor, Barítono, Baixo e Contrabaixo.

Duas características comuns à família dos saxofones são o sistema de digitação e a escrita. A diferença básica entre os saxofones é o tamanho: o tubo pode variar de centímetros, como no sopranino, a vários metros, como no contra-baixo.

Fabricantes

Os maiores fabricantes de saxofones no mundo são Buffet Crampon, Keilwerth, Leblanc (Vito), Roland (Jupiter), Selmer, Conn, King, Buescher, Martin, Yamaha, Michael e Yanagisawa, J’Elle Stainer. Palhetas e boquilhas Vandoren. Temos também a fabricante brasileira de instrumentos musicais Weril.

Desses, um dos mais respeitados pelos saxofonistas é a companhia francesa Selmer Company, que conquistou a preferência de grandes saxofonistas como John Coltrane, que celebrizou o tenor modelo Mark VI, e Coleman Hawkins. Também podemos citar alguns modelos como os Conn New Wonder, Conn Lady Face, Conn NAked LAdy, King Super20, King Zephyr, Buescher Big B, Buescher Top Hat and Cane, MArtin HAndcraft entre outros.

Dos fabricantes orientais, o destaque é o Yanagisawa e Yamaha. Atualmente, diversos fabricantes chineses fabricam saxofones de qualidade inferior aos mencionados acima e que tem um tempo de vida muito curto, juntamente com uma qualidade sonora indo de pequena a razoável. Uma exceção é a fabricante Parker, que possui instrumentos com maior qualidade entre todos os outros chineses. A diferença de preço destes instrumentos é diretamente proporcional a sua qualidade, ou seja, pode-se comprar um instrumento chinês gastando algumas centenas de dólares ou um de qualidade superior gastando alguns milhares de dólares.

[editar] Saxofonistas

Ver também

Ligações externas

Commons
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Saxofone


Dicas de Manuteção e Regulagem (baixos)

Clique nas opções de Manutenção e Regulagem (Somente para baixos) e confira as dicas para conservar e tirar o melhor som do seu intrumento Ledur.

Dicas gerais de manutenção

  1. Mantenha seu instrumento em local seco e arejado.
  2. Para obter o melhor resultado (sonoridade), utilize sempre um bom cabo e amplificador.
  3. Passe um pano limpo e seco nas cordas após utilizar o instrumento.
  4. Transporte o seu instrumento com cuidado. Quedas e/ou batidas podem danificá-lo seriamente.
  5. Não exponha o Instrumento ao sol por muito tempo.
  6. Guitarras com ponte flutuante, Modelo Floyd Rose, devem ter as cordas trocadas uma de cada vez, afinando-as individualmente. Guitarras com ponte sem micro-afinação não requerem nenhuma instrução especial, podendo a troca de cordas ocorrer normalmente.

Problemas Comuns / Soluções Simples

Problema Solução
Não liga ou o som distorce - Verifique o cabo usado para a conexão e se o mesmo está plugado corretamente.
- Verifique a carga da bateria (instrumentos com pré-amplificador ou captação ativa).
Som abafado - Substitua as cordas.
- Verifique a equalização.
Não afina - Substitua as cordas, e caso não resolva procure a assistência técnica para um rápido ajuste.

Dicas de regulagem (somente para baixos)

Modelos Mister Bass e Power Bass

1) Os potenciômetros funcionam da seguinte maneira:

potenciometros_cbam_rkcl (3K)

1- Posição fechada (sem atuação)
2- Posição aberta (atuação plena)



2) As chaves on-on funcionam da seguinte maneira:

chaveonon_cbam_rkcl (2K)

1- Posição que defasa uma bobina do captador, tornando-o single
2- Posição de captador humbucker

Observações:
  1. O baixo de 6 cordas não possui chaves on-on pois os seus captadores são single.
  2. Quando passar da posição ativa para passiva, você perceberá uma perda natural do ganho, bastando equalizar o volume no amplificador. Na posição passiva, somente os potenciômetros de volume e PAN funcionarão.
  3. É importante salientar, que toda vez que o instrumento estiver conectado/plugado, estará consumindo bateria.


3) Identificação dos potenciômetros e chaves on-on:

poten_onon_cbam_rkcl (5K)
  • A- Chave on-on que defasa uma bobina do captador da ponte, tornando-o single.
  • B- Chave on-on que defasa uma bobina do captador do braço, tornando-o single.
  • PAN - Ao girá-lo, você seleciona o captador de atuação (braço ou ponte ou ambos).
  • Volume com push-pull: volume geral do instrumento. Ao puxá-lo (pull), o instrumento torna-se passivo. Na posição push, ele retorna à condição de ativo.
  • Grave, médio e agudo: atenua ou acentua as respectivas freqüências.


4) Regulagens

SLAP CONDUÇÃO
regulagem slap regulagem conducao
TAPPING SUBGRAVE
regulagem tapping regulagem subgrave


Modelo Tuca Bass

1) Os potenciômetros funcionam da seguinte maneira:

potenciometros_cbam_rkcl (3K)

1- Posição fechada (sem atuação)
2- Posição aberta (atuação plena)


2) As chaves on-on funcionam da seguinte maneira:

Chave A: dicas  de regulagem 1- Posição que deixa o instrumento passivo
2- Posição que deixa o instrumento ativo
Chave B: dicas  de regulagem 1- Posição que defasa uma bobina do captador da ponte, tornando-o single
2- Posição de captador humbucker

Observações:

  1. O baixo de 6 cordas não possui chaves on-on pois os seus captadores são single.
  2. Quando passar da posição ativa para passiva, você perceberá uma perda natural do ganho, bastando equalizar o volume no amplificador. Na posição passiva, somente os potenciômetros de volume e PAN funcionarão.
  3. É importante salientar, que toda vez que o instrumento estiver conectado/plugado, estará consumindo bateria.


3) Identificação dos potenciômetros e chaves on-on:

esquema de regulagem
  • A- Chave on-on que deixa o instrumento ativo ou passivo.
  • B- Chave on-on que defasa uma bobina do captador da ponte, tornando-o single.
  • PAN - Ao girá-lo, você seleciona o captador de atuação (braço ou ponte ou ambos).
  • Volume: volume geral do instrumento.
  • Grave e agudo: atenua ou acentua as respectivas freqüências.


4) Regulagens

SLAP CONDUÇÃO
dicas de  regulagem dicas  de regulagem
TAPPING SUBGRAVE
dicas  de regulagem

Potenciômetros

1) Os potenciômetros funcionam da seguinte maneira:

potenciometros_cbam_rkcl (3K)

1- Posição fechada (sem atuação)
2- Posição aberta (atuação plena)

Chaves on-on

2) As chaves on-on funcionam da seguinte maneira:

chaveonon_cbam_rkcl (2K)

1- Posição que defasa uma bobina do captador, tornando-o single
2- Posição de captador humbucker

Observações:
  1. O baixo de 6 cordas não possui chaves on-on pois os seus captadores são single.
  2. Quando passar da posição ativa para passiva, você perceberá uma perda natural do ganho, bastando equalizar o volume no amplificador. Na posição passiva, somente os potenciômetros de volume e PAN funcionarão.
  3. É importante salientar, que toda vez que o instrumento estiver conectado/plugado, estará consumindo bateria.

Chaves on-on

2) As chaves on-on funcionam da seguinte maneira:

chaveonon_cbam_rkcl (2K)

1- Posição que defasa uma bobina do captador, tornando-o single
2- Posição de captador humbucker

Observações:
  1. O baixo de 6 cordas não possui chaves on-on pois os seus captadores são single.
  2. Quando passar da posição ativa para passiva, você perceberá uma perda natural do ganho, bastando equalizar o volume no amplificador. Na posição passiva, somente os potenciômetros de volume e PAN funcionarão.
  3. É importante salientar, que toda vez que o instrumento estiver conectado/plugado, estará consumindo bateria.

Esquema

3) Identificação dos potenciômetros e chaves on-on:

esquema de regulagem
  • A- Chave on-on que deixa o instrumento ativo ou passivo.
  • B- Chave on-on que defasa uma bobina do captador da ponte, tornando-o single.
  • PAN - Ao girá-lo, você seleciona o captador de atuação (braço ou ponte ou ambos).
  • Volume: volume geral do instrumento.
  • Grave e agudo: atenua ou acentua as respectivas freqüências.

Regulagens


Postado por eu mesmo | 13:34 | | 0 comentários »

4) Regulagens

SLAP CONDUÇÃO
regulagem slap regulagem conducao
TAPPING SUBGRAVE
regulagem tapping regulagem subgrave

Problemas Comuns

Problemas Comuns / Soluções Simples

Problema Solução
Não liga ou o som distorce - Verifique o cabo usado para a conexão e se o mesmo está plugado corretamente.
- Verifique a carga da bateria (instrumentos com pré-amplificador ou captação ativa).
Som abafado - Substitua as cordas.
- Verifique a equalização.
Não afina - Substitua as cordas, e caso não resolva procure a assistência técnica para um rápido ajuste.

Dicas básicas para instrumentos de sopro

Dicas básicas para instrumentos de sopro (bocais)

Postado por eu mesmo | 04:31 | | 0 comentários »

Dicas básicas para instrumentos de sopro (bocais)

Bom, como sou novata também nesse meio musical, gostaria de compartilhar com os mais novos ainda o que já aprendi, obtendo experiências com amigos músicos e professores experientes e profissionais, resolvi fazer este tópico.

Só serão dicas básicas mesmo, porém no começo para alguns poderá ajudar muito, creio eu hehe.


Embocadura

A embocadura, atuando em harmonia com uma coluna de ar correta, deve ajudar o instrumentista a expressar todas as suas idéias musicais. Uma embocadura eficiente deve ser capaz de produzir uma sonoridade boa, uma grande extensão, variação de dinâmicas, flexibilidade e articulações diversas. Além de tudo isso, a embocadura deve suportar diariamente uma carga de estudos, ensaios e performances que podem durar muitas horas. Os cantos da boca são os pontos mais importantes de uma embocadura eficiente. Pode-se notar que grandes artistas de instrumentos de metal têm sempre os cantos da boca Pode-se notar que grandes artistas de instrumentos de metal têm sempre os cantos da boca firmes, funcionando como suportes para a pressão que o bocal exerce sobre os lábios.

Posicionamento do Bocal

Isso é complicado de explicar, pois, cada boca é diferente do outro, tente achar uma posição que seja confortável para você, preste atenção se não esta "vazando" ar quando toca e o bocal mais precisamente fica no meio da boca, alguns professores meu antigamente tocava o trompete de lado, para parar com esse vício tiveram que estudar horas e horas para mudar a embocadura e isso é horrível, pois com a embocadura errada é mais difícil tirar notas agudas principalmente, e a resistência baixa também.
Procure sempre ter um espelho na hora de praticar, assim você verá o posicionamento e repare no som que esta tirando, quando tiver certeza que conseguiu pegar uma boa embocadura, tire o espelho e escute se o som está sendo o mesmo.

Notas, tonalidade etc...

Sempre estude notas longas, escala cromática, sim pode até ser chato, mas ajuda muito.
Não comece soltando todo o ar que tem, se esta começando agora, comece com uma semibreve (quatro por quatro – 4 tempos pra quem não sabe ler partitura) e aos poucos vai aumentando, isso quando estiver fazendo um som limpo, bonito, não tenha pressa.
Estude principalmente notas longas graves, mas tocando piano também ( piano = tocando baixinho), obtendo mais resistência.
Estudando escala, ao chegar nas notas agudas, alguns cometem o erro de pressionar o bocal sobre a boca, NUNCA faça isso, assim poderá machucar os lábios, eu cometi esse erro, mas já consegui arrumar. Ao fazer a nota aguda, comece pelo dó e vai subindo quando começar subir utilize o "ti", faça o teste, pressione o bocal e faça a nota aguda, depois o use "ti", diferença muito grande.
Nas notas graves, deixe o bocal mais "frouxo", nas notas graves vai muito mais saliva do que nas agudas mesmo, se você notou isso.



Articulação, atacando notas

Dependendo do que a música, ou o exercício estiver pedindo, há algumas maneiras de "atacar" a nota...alguns macetes (hehe), são:
O "staccato" (palavra italiana significando - destacado) indica que os sons devem ser articulados de modo sêco, destacado.
Quando aparece isso, você deve atacar com mais precisão, quando for tocar pense em fazer um "TA" batendo a língua entre os dentes (pela net é complicado de explicar).

Quando for tocar notas suaves pense em fazer um "da", mesmo esquema com a língua.

Escrevi muito pouco, mas com esse pouco espero ter ajudado, procurem por vídeos aulas.
Não entrei muito em detalhes, pois cada um é diferente do outro e fiz para instrumentos de sopro de bocal em geral (todos bocais são diferentes), só o básico mesmo.

Procurem por um professor, que poderá estar te corrigindo, como disse pela net é complicado porque não podemos ver a pessoa em pratica.

Por favor, se eu estiver errada em algo me CORRIJA.

Abraços.

Saxofone

saxofone

saxofone

História, Dicas e Curiosidades dos Instrumentos: Saxofone

O saxofone, popularmente conhecido por aqui simplesmente como ‘sax’, é um instrumento musical de sopro utilizado desde 1846, ano de sua invenção.

História:

Ao contrário da maioria dos instrumentos populares hoje em dia, que para chegar ao seus formatos atuais foram evoluídos de instrumentos mais antigos, o saxofone foi um instrumento inventado. O pai do saxofone foi o belga Antonie Joseph Sax, mais conhecido pela apelido ‘Adolphe Sax’. Não se sabe a data exata da criação do instrumento. A patente foi obtida por Sax em 28 de junho de 1846.

Embora seja feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, pois seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.

Por ter um som único, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metal, o saxofone logo foi adotado por muitos músicos. O sax tem a capacidade de ter o poder de execução de instrumentos como o clarinete, ao mesmo tempo que tem uma potência sonora quase tão grande quanto à das cornetas. Além disso seu timbre é um dos que mais se assemelham ao da voz humana.

O instrumento:

O saxofone é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com uma mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta. É composto basicamente por um tubo cônico com 26 orifícios que têm as aberturas controladas por 23 chaves vedadas com sapatilhas, e uma boquilha onde se acopla uma palheta.

A boquilha é a peça que se encaixa na ponta do saxofone e na qual é fixada a palheta. Seu funcionamento é semelhante ao de um apito, que gera as vibrações que irão percorrer o corpo do instrumento e as quais se tornarão o som típico do saxofone. As boquilhas podem ser fabricadas dos mais diversos materiais: plástico, metal, acrílico, madeira, vidro e até mesmo osso.

O formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. Alterações nos formatos implicam em alterações significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha da boquilha é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente será o som produzido, já o contrário resulta num som abafado e pequeno.

A palheta está para o saxofone assim como a corda está para o violão. Ela é a responsável pela emissão do som pelo instrumento. Ao soprarmos a boquilha é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som.

As palhetas são fabricadas com madeira, geralmente cana ou bambu, existindo porém palhetas sintéticas. Quanto mais dura é a palheta, maior é o esforço para a emissão da nota, contudo menor é o esforço para manter o controle da afinação.

Marcas:

Os maiores fabricantes de saxofones no mundo são Buffet Crampon, Keilwerth, Leblanc, Roland, Selmer, Conn, King, Buescher, Martin, Yamaha, Michael e Yanagisawa, J’Elle Stainer. Palhetas e boquilhas Vandoren. Temos também a fabricante brasileira de instrumentos musicais Weril.